Receitas


Óleo de cravo-da-índia

O óleo de cravo-da-índia é indicado para unhas fracas, combate micoses de unha, frieira e manchas brancas nas costas. É antisséptico, antibiótico, antiviral, antifúngico, anti-inflamatório, antiparasitário e analgésico. Massageado na gengiva do bebê, alivia as dores da dentição. Para isso deve ser diluído em um pouco de água, pois sozinho pode causar queimadura na boca do neném.

Para fazer o óleo de cravo, misture trinta gramas de cravo-da-índia com 200 ml de óleo de oliva ou girassol e cozinhe em banho-maria por uma hora. Deixe esfriar, coe e guarde em um vidro limpo e seco.

Extrato de cravo-da-índia

O extrato de cravo-da-índia acaba com fungos e traças. Dissolvido em álcool ou água, pode ser usado como aromatizante ambiental. Misturado com água, funciona como antisséptico bucal. Uma colher de chá do extrato em um copo de água serve para coceira nos órgãos genitais e nos casos de candidíase genital. Basta enxaguar o local duas vezes ao dia, pela manhã e antes de dormir. Alivia a coceira e ajuda a eliminar o prurido. O extrato puro serve também para coceiras em geral e picada de inseto.

Para fazer o extrato, misture em um vidro escuro 100 gramas de cravo-da-índia e um litro de álcool de cereais ou cachaça. Deixe guardado por no mínimo dois meses. Está pronto para usar quando o álcool fica marrom. Pode deixar os cravos dentro. Faça um furinho no vidro e use à vontade.


Fonte: livro "A cura da cândida: Eu consegui. Você também pode", página 112.

Iogurte caseiro de leite de vaca e de leite de soja

Para fazer em casa iogurte natural, ferva um litro de leite de vaca ou de soja (veja abaixo como fazer o leite de soja). Lave bem um pote de vidro com tampa e esterilize com água quente. Passe o leite para o pote e mantenha-o bem tampado. Quando o leite estiver a 42 graus, adicione um envelope de fermento para iogurte ou um copo de iogurte de 200 gramas. Você também pode usar como fermento dois potinhos de Yakult ou de Actimel, feitos respectivamente com os lactobacilos Casei shirota  e Casei defensis. Não é bom tomá-los puros, pois eles contêm açúcar. No iogurte caseiro, porém, o açúcar do Yakult e do Actimel – repito, na proporção de dois potes para um litro de leite – fica bastante reduzido. Mexa delicadamente o leite com uma colher limpa. Enrole o pote em uma toalha de rosto limpa e coloque em um saco plástico. Aqueça levemente o forno (uns 50 graus), desligue e guarde o pote dentro. O iogurte leva de sete a oito horas para ficar pronto. Se você morar num lugar muito frio, em vez de aquecer o forno, coloque dentro dele uma bolsa de água quente. Prefira o iogurte de soja, que produz menos muco e causa menos alergia.

Fonte: livro "A cura da cândida: Eu consegui. Você também pode", página 106.

Leite de soja caseiro

Para fazer em casa o leite de soja, lave uma xícara de soja em grão e deixe de molho de quatro a seis horas. Lave novamente, retirando a pele o máximo que puder. Liquidifique bem, usando três xícaras de água para uma de grãos hidratados. Coe com voal e leve ao fogo baixo, retirando a espuma com uma escumadeira. Deixe ferver por cinco minutos. O leite está pronto. Use-o para fazer iogurte e tofu. Evite bebê-lo, pois ele acidifica o sangue. Se mesmo assim quiser tomar um pouco, dilua em água na mesma proporção (meio copo de água para meio de leite).


Fonte: livro "A cura da cândida: Eu consegui. Você também pode", página 110.